Dilúvio necessário
Genesis 10:1
“Este é o registro da descendência de Sem, Cam e Jafé, filhos de Noé. Os filhos deles nasceram depois do dilúvio.”
Dilúvio significa enchente, grande cheia. E a história de Noé é conhecida por muitas pessoas. Pessoas que conhecem a Cristo ou não. Diversas religiões falam sobre o dilúvio, sobre Noé. Até as crianças conhecem a história desse homem, que segundo Gn 6:9 era justo, integro e andava com Deus.
Mas o que o Espírito Santo me chamou à atenção nesse versículo foi o fato de as gerações de Noé terem nascido somente após o dilúvio, mesmo os filhos dele já existirem antes da construção da arca e já serem casados.
Por que? Qual o significado disso? Onde isso se aplica a minha vida?
Deus sempre tem planos maiores do que os nossos para seus filhos e suas gerações e hoje o Espírito Santo irá ministrar seu coração para que você entenda que todo o seu trabalho em Deus não é vão, e que os frutos da sua fé e dedicação virão naturalmente de acordo com a vontade de Deus que é boa perfeita e agradável.
O chamado de Noé
Noé era filho de Lameque, que era filho de Matusalém, que era filho de Enoque que era temente à Deus a ponto de ser arrebatado por Ele (Gn 5:23), portanto vemos que em Noé já existia uma raiz de temor à Deus.
História dos patriarcas conta-se que quando Noé nasceu, de tão estranho e diferente que ele era, Lameque seu pai se assustou e foi buscar conselho com Matusalém, e que por não ter nada para falar para seu filho a respeito de seu neto, viajou para buscar conselhos com Enoque, e ele profetizou que Noé traria o alívio e o descanso à sua geração e por isso ele era diferente de todos que viviam ali, e a partir do versículo 9 de Gn 6 vemos que Noé é chamado por Deus para construir uma arca e salvar sua família e alguns animais do dilúvio e que destruiria tudo aquilo que desagradava à Deus em sua geração.
Assim como Noé, muitas vezes, você e eu, na sociedade em que vivemos, somos vistos como pessoas estranhas e diferentes daquilo que eles estão acostumados à ver, daquilo que o mundo tem como padrão. Mas fomos chamados e escolhidos para fazer a diferença. Temos uma grande comissão, levar o alívio e o descanso para nossa geração e esse descanso, e alívio se chama Jesus Cristo de Nazaré.
Construção da arca
Na Bíblia não encontramos quanto tempo exatamente Noé demorou para construir a arca, mas pelos registros que ela traz, podemos entender que a construção da arca demorou aproximadamente 100 anos, pois em Gn 5:32 lemos que aos 500 anos Noé tinha gerado Sem, Cam e Jafé, seus 3 filhos no capitulo 7 versículo 6 de Gn lemos que quando as águas do dilúvio veio sobre a terra Noé tinha 600 anos. Ou seja, aquilo que salvaria Noé sua família e sua geração demorou cerca de 100 anos para ficar pronto.
Sabemos que Noé enfrentou oposição e zombaria daqueles que viviam naquela cidade, muito provavelmente Noé foi julgado como louco, e deve ter ouvido que estava perdendo tempo, e coisas semelhantes, mas Noé creu na voz de Deus e persistiu e perseverou no projeto que estava em suas mãos não se importando com o tempo que levaria para conclui-lo, mas crendo que Deus cumpriria sua palavra.
Assim somos nós, somos chamados para uma grande obra, muitas vezes somos incompreendidos até mesmo dentro de nossa própria família, mas devemos persistir e perseverar com o projeto que Deus nos entregou, pois sabemos que Ele irá cumprir Sua palavra sobre nossas vidas, mas precisamos crer e prosseguir.
O dilúvio é necessário.
As águas do dilúvio destruíram tudo aquilo que desagradava à Deus. Deixe o rio de Deus transbordar em sua vida e essas águas irão lavar a sua vida e tirar de você tudo aquilo que desagrada a Deus ou que impede seu crescimento.
Por isso fique atento em todas as situações que acontecem em sua vida e aprenda, o que Deus quer lhe ensinar, submeta-se à Deus e deixe ele lhe transformar em um líder de excelência.
Deus trará para sua geração aqueles que serão salvos
Gn 7:13 a 15
A obediência, a fé a persistência e a perseverança de Noé fizeram com que sua família fosse salva do dilúvio e ainda levaram os animais para serem salvos.
Assim será sobre sua vida, a sua fé em Deus, sua obediência ao chamado, a persistência diante dos obstáculos e daqueles que querem lhe desviar do propósito e a sua perseverança no seu ministério trarão salvação para sua família e para sua geração e Deus trará aqueles que receberão alivio, descanso e salvação através de Jesus, ou seja, seus 12.
Deus te abençoe,
Pr. Kleber Jacinto – Ig. Águas Mooca